Estruturas de Dados: Filas e Pilhas em Go

Estruturas de Dados: Filas e Pilhas em Go

O Que São Filas e Pilhas?

Filas e pilhas são estruturas de dados fundamentais na ciência da computação. Ambas são usadas para armazenar e organizar elementos, mas têm diferenças significativas em seus comportamentos de inserção e remoção de elementos.

Filas

Uma fila é uma estrutura de dados linear que segue o princípio "primeiro a entrar, primeiro a sair" (FIFO - First In, First Out). Isso significa que o primeiro elemento inserido na fila será o primeiro a ser removido.

Pilhas

Uma pilha, por outro lado, segue o princípio "último a entrar, primeiro a sair" (LIFO - Last In, First Out). O último elemento inserido na pilha será o primeiro a ser removido.

Implementação de Filas e Pilhas em Go

Em Go, filas e pilhas podem ser implementadas usando slices e operações simples de adição e remoção de elementos. Abaixo estão exemplos de implementações básicas de filas e pilhas em Go:

Fila em Go

package main

import "fmt"

func main() {
    fila := []int{} // Criando uma fila vazia

    // Enfileirando elementos
    fila = append(fila, 10)
    fila = append(fila, 20)
    fila = append(fila, 30)

    fmt.Println("Fila:", fila)

    // Desenfileirando elementos (removendo o primeiro elemento)
    primeiro := fila[0]
    fila = fila[1:]

    fmt.Println("Elemento removido:", primeiro)
    fmt.Println("Fila após remoção:", fila)
}

Pilha em Go

package main

import "fmt"

func main() {
    pilha := []int{} // Criando uma pilha vazia

    // Empilhando elementos
    pilha = append(pilha, 10)
    pilha = append(pilha, 20)
    pilha = append(pilha, 30)

    fmt.Println("Pilha:", pilha)

    // Desempilhando elementos (removendo o último elemento)
    ultimo := pilha[len(pilha)-1]
    pilha = pilha[:len(pilha)-1]

    fmt.Println("Elemento removido:", ultimo)
    fmt.Println("Pilha após remoção:", pilha)
}

Filas e pilhas são estruturas de dados simples, porém poderosas, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de muitos algoritmos e sistemas. Em Go, é fácil implementar filas e pilhas usando slices e operações básicas. Compreender como usar essas estruturas de dados é fundamental para escrever código eficiente e elegante em Go.

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